Azelan Gel: um aliado contra a acne!

É difícil falar sobre as características de um produto quando você está o usando em conjunto com um monte de coisas em um único tratamento. Mas depois de quase 6 meses desde o início da minha guerra contra a acne (e da troca de vários produtos), me sinto à vontade para comentar um pouquinho sobre o Azelan (ácido azeláico). Ele está comigo desde o início do tratamento, mas é claro que, o que eu vou contar aqui, se restringe basicamente à minha experiência com o produto. O intuito é compartilhar os meus resultados e esclarecer posssíveis dúvidas, mas nada de colocar ácido no rosto sem consultar um dermatologista, ok?

Azelan Gel

O que a Bayer diz sobre o produto?

O ácido azelaico inibe o crescimento de bactérias do gênero Propionibacterium (Corynebacterium acnes), que participam no desenvolvimento do acne, e impede a formação de ácidos graxos que estimulam esta afecção. Por atuar também sobre o processo de querotinização das células epidérmicas, o ácido azelaico pode exercer um efeito terapêutico positivo sobre a formação de comedões que se apresentam com a acne.

Como eu uso?

A bula diz que o Azelan pode ser usado até duas vezes ao dia, mas seguindo as recomendações da minha dermatologista eu só uso à noite e não é todo dia, viu? Intercalo com um hidratante. Isso porque minha pele é super sensível e, além disso, estou tomando medicação contra acne (já fiz tratamento com o Tetralysal, mas hoje estou com a espironolactona) e usando sabonete paras peles acnéicas (já usei o sabonete líquido Dermotivin Original, o sabonete em barra Secatriz da Dermage e agora estou testando o sabonete líquido da mesma linha) que eventualmente podem ressecar um pouco.

Outra coisa muito importante sobre o uso é passar bemmmmmm pouquinho. Minha dermatologista deu a dica de colocar uma pequena quantidade na mão e ir distribuindo levemente no rosto com o auxílio dos dedos. Também evito a parte alta das bochechas já que não tenho espinhas nessa área e (em mim) é uma região bem sensível.

pele-impecavel-azelan-textura

Ele tem uma textura bem levezinha, não chega a ser cremoso. É fluído, super fácil de aplicar. Felizmente não tem cheiro, a absorção é super rápida e não deixa a pele esbranquiçada.

O Azelan pinica e coça?

Sim. Creio que não acontece com todo mundo, mas pra mim aconteceu. Irritações, principalmente no início do tratamento, estão previstas na na bula. Além disso, minha dermatologista disse que é super normal (desde que não exagerada) e que acontece com frequência entre os pacientes dela. Para mim incomodou na primeira semana de uso (dava muita vontade de coçar), mas depois desse período a pele acostumou e não senti mais NADA.

Em alguns casos podem ocorrer, principalmente ao se iniciar o tratamento, irritações cutâneas localizadas (rubefação, esfoliação, prurido e ardor) que regridem durante o mesmo.

Atenção, no caso de reação exagerada o ideal é interromper o uso e entrar em contado com seu médico.

Quais os resultados?

Quem acompanha o blog já sabe: minha acne é de origem hormonal e tem sido bem difícil de controlar. Mas, apesar de, ainda estar lutando contra o problema, tive alguns benefícios com o Azelan e vou falar um pouquinho sobre eles aqui.

Já nas primeiras semanas de uso notei o clareamento significativo da pele. Mas, segundo as informações da bula, o produto não é indicado para isso. Acaba que o clareamento é consequência. Só que se você não tem acne e está em busca de um produto para clarear a pele, o ideal é falar com um dermatologista e ver um produto indicado para este fim. E, é importante dizer que não estou falando de manchas causadas pela acne (felizmente isso eu não tenho, logo não posso falar sobre) mas do clareamento da pele como um todo!

Segundo a Bayer, a indicação de uso do Azelan é a seguinte:

No tratamento da acne vulgar, manifestada por comedões, pápulas, pústulas e cistos.

Boa parte das espinhas que tenho são daquelas internas e doloridas e os cravos que aparecem no meu rosto geralmente são aqueles sem ponta, fica um carocinho dentro da pele que, mesmo apertando, normalmente não sai, só machuca! Para esse tipo de problema sinto que o Azelan não me ajudou muito. Já as espinhas mais inflamadas (vermelhas ou amarelas) ou mesmo os cravos com pontas ele simplesmente seca muito rápido! Quando passo a noite sobre uma inflamação, se ela não é muito grande no outro dia já está bem sequinha. Mas com as espinhas GG é preciso um pouquinho mais de paciência, rssss.

No geral estou bem satisfeita com o produto. Meu problema com a acne reduziu bastante nesses meses, mas é importanto lembrar que estou usando o Azelan dentro de um tratamento. Posso afirmar que ele tem sido um ótimo aliado contra acne.

A embalagem com 30g saiu por R$ 41,38 na Panvel, mas rende muito! A amostra grátis de 10g que a dermatologista me deu durou 5 meses. Ah, e por falar em embalagem, essa bisnaga metálica estilo pomada é horrível. Se amassa um pouquinho, quando abre vem um monte pra fora e é desperdício na certa.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone

Comentários

  1. Natália disse:

    Vc usa espironolactona para acne? Tem certeza? Este medicamento é um poderoso diurético poupador de potássio usado pessoas com insuficiência hepática, cirrose hepática, insuficiência cardíaca congestiva, rim ou síndrome nefrótica. Cuidado!!

    1. Oi Natália,

      Sim, eu sei disso, e mesmo assim uso, mas com acompanhamento médico. Atualmente, faço exames para ver o nível de sódio, potássio, entre outros a cada 3 meses (1x ao mês nos primeiros meses de tratamento). Além disso, fiz uma série de exames antes de iniciar a medicação, para avaliar se era uma opção plausível e a inseri de forma gradual (e com acompanhamento de perto) para minimizar possíveis efeitos colaterais.

      Já vi muitos médicos da Associação Brasileira de Dermatologia afirmarem em artigos e entrevistas que a espironolactona vem sendo cada vez mais indicada para casos de acne hormonal em mulheres adultas. Eu tenho 30 anos, diagnóstico de ovários policísticos, não me adaptei com pílula e acabei optando pela colocação de um DIU hormonal (Mirena), que resolveu boa parte das minhas crises de enxaqueca, mas aumentou o meu problema com acne. É meio estranho pensar em tomar um diurético pra resolver problemas de acne, mas pesquisei muito antes de iniciar (inclusive há vários artigos internacionais sobre o tema, que falam que a espironoloctona vem sendo usada há pelo menos 20 anos para este fim. keywords: spironolactone acne women) e vi que é a recomendação de muitos dermatologistas para o meu caso. Obviamente, desde que não afete minha saúde. E isso foi cuidadosamente avaliado. Honestamente, optei pela espironolactona (junto com minha médica) porque achamos que seria muito menos traumático do que o Roacutan (que apesar de ser indicado para acne, tem efeitos colaterais muito piores). Estou há cerca de 8 meses com a espironolactona. Nenhum exame mostrou absolutamente nenhuma alteração. Eu me sinto super bem e meu problema com acne está totalmente controlado.

      Acho que a decisão de iniciar qualquer tratamento é super importante e deve ser bem avaliada. Os prós e contras devem ser considerados. E, obviamente, jamais indicaria a utilização de um medicamento (seja a espironolactona ou qualquer outro) para QUALQUER fim e para qualquer pessoa sem o devido acompanhamento médico.

      Beijos.

  2. Nilva disse:

    Oi Daniela,eu tbm uso o Azelan é ótimo pra mim tbm.Ja usei o espironolactona e me dei super mal com ele,tbm com acompanhamento medico.Agora vou tentar um anticosepsional allestra pq tenho micro cistico,e a medica disse q vai ajudar nas espinhas.Bom comecei hj depois te conto o resultado .se vc sabe desse allestra me conta se é bom mesmo bjssss!!!

    1. Oi Nilva, tudo bem?

      Então, sobre o Allestra não conheço ninguém que tenha tomado com esse intuito. Quando tomava anticoncepcional as únicas pílulas pelas quais passei foram o Gestinol 28 e o Elani 28 (ambas de uso contínuo). Eu também fui diagnosticada com ovário policístico e o que sei é que uma das pílulas recomendadas (talvez a mais), tanto pra quem tem a síndrome quanto pra quem tem o problema com acne é o Diane 35 (devido à sua composição hormonal, mas não sei te dar muitos detalhes sobre isso). O fato é que cada organismo reage de um jeito! Você precisa de 3 meses com a mesma pílula pra conseguir avaliar, de fato, os efeitos dela sobre a sua pele (e o seu organismo como um todo).

      Na teoria, o caminho é esse mesmo, para os cistos a única solução é a pílula. Ela vai equilibrar os seus hormônios e inibir o aparecimentos deles nos ovários. Como consequência – em teoria – todos os outros sintomas causados pela SOP (acne, pelos, peso, por exemplo) passam a melhorar também. Só que nem sempre as coisas funcionam com essa sintonia toda. E o que sei é que no caso da acne em especial, tem hormônios que pioram e outros que melhoram os problemas com ela. Então é preciso ir testando pra achar qual é a pílula que vai se adequar melhor à você.

      Eu sofria demais com TPM (principalmente crises de enxaqueca), por isso as pílulas de uso contínuo. A Elani 28 nunca conseguiu interromper o meu ciclo, foi um completo desastre. A Gestinol 28 só conseguia fazer isso por 3 meses e não inibia o “gatilho” das minhas crises de enxaqueca. Na verdade, depois de um tempo até piorou. Eu tinha crises pelo menos 2x por mês com duração de 4 dias em média, ou seja, quase 1/3 do mês com dor. Além disso, o Gestinol também não tem efeito sobre a acne hormonal. Meu último investimento nesse aspecto foi tirar os hormônios da corrente sanguínea, coloquei um DIU hormonal, o Mirena. O problema é que ele piorou bastante o problema de acne. Mas reduziu absurdamente minhas dores de cabeça. Desde então estou na novela da acne. E a grande prova de que cada pele e organismo é diferente é que a espironolactona praticamente salvou minha pele. Há pelo menos 6 meses não tenho um surto de acne!

      Volta pra contar sim! Vou adorar saber seus resultados.

      Beijos,
      Dani

  3. Tiago disse:

    Dani, eu estou com os braços completamente bronzeados pelo sol pois minha pele é morena clara e eu fiquei muito tempo com essa parte do corpo exposta sem proteção, e me indicaram esse produto do qual vc falou sobre, esse azelan. meu problema pode ser efetivamente resolvido com ele, ou como vc disse, ele não é pra esse fim? qual produto ou tratamento vc me recomendaria?

    1. Oi Tiago, tudo bem?
      Como eu disse no post o Azelan não é um produto indicado para este fim. Ele é um ácido leve e atua como coadjuvante no o tratamento de acne. Em quase um ano de uso eu notei que minha pele clareou um pouco, mas nada absolutamente radical (meu rosto também não estava tão queimado assim).

      Uma dica importante é passar filtro solar SEMPRE! Para conseguir clarear sua pele você precisa prevenir o escurecimento/ aparecimento de novas manchas causadas pelos raios solares. Não se esqueça de escolher um fator de proteção adequado, viu? Nada de usar um FPS 15 se você mora num lugar que faz muito sol e tem a pele clara. Com o tempo a pele vai se renovando e você vai obtendo uma melhora. Além disso, esfoliar a pele uma vez por semana vai promover sua renovação. Mas pra um resultado mais rápido e efetivo, o ideal é você procurar um dermatologista que pode indicar algum procedimento ou produto adequado para o seu caso.

      Beijos,
      Dani

  4. Nilva disse:

    Oi Dani…ja parei de tomar o allestra 20 kkkkkk.só rindo pra ñ chorar,fiquei com muita dor de cabeça e acredita já faz dez dias q ñ paro de menstruar.nem fui na médica mas deixa pra lá.O assunto é outro…quero saber se vc pode me indicar algum hidratante para pele oleosa,antes eu usava o renew da avon muito bom ,mas minha pele ficou mais oleosa ainda…continuo usando o maravilhoso Azelan,mas temos que hidratar tbm né,me ajuda amiga bjsssssssssssss !!!!

    1. Oi Nilva!

      Depois que te respondi acabei falando com a Sibele sobre o Allestra. Ela já tomou e no caso dela a acne piorou e ela acabou voltando para o Diane. Você ficou com um sangramento pequeno (spotting)? Isso é meio normal para algumas pessoas quando troca de pílula. Eu quando coloquei o mirena fiquei quase 2 meses nessa situação, rsss… mas agora não sei o que é menstruação há mais de 1 ano.

      Quanto a hidratantes eu usei dois que adorei no último ano. Minha pele é mista (a oleosidade fica mais na testa e nariz)… O SKAN Creme que é suuuuper levinho, absorve muito rápido, não deixou minha pele grudenta e nem gerou oleosidade, mas como minha pele ficou super sensibilizada por causa do tratamento, ele acabou não dando conta e, no auge do inverno, minha pele descamou. O outro que usei foi o Clean AC, que é específico para peles que estão sofrendo com tratamento contra a acne. Ele é SUPPPPERRRR hidratante, também não deixou minha pele oleosa, mas não é tão sequinho como o SKAN. Na próxima semana estarei publicando um post sobre o Clean AC. Atualmente eu meio que intercalo os dois… Quando ta muito quente e a pele brilhando demais: SCAN Creme, quando ela ta pedindo hidratação: Clean AC. Essa coisa de hidratante, sabonete, etc… é meio no teste, cada pele reage de um jeito.

      Se você conseguir ir numa dermato pra pegar a indicação adequada para o seu tipo de pele, melhor. Ela também vai te recomendar algum filtro solar e um sabonete que ajude nessa questão da oleosidade.

      Beijos!

      1. nilva disse:

        Oi Dani,agora vc me confundiu,pq eu ja uso o azelan que ja é ácido esse SKAN tbm ñ é ácido? Minha pele é muuuuuito oleosa da pra fritar um ovo kkk…mas como to usando o azelan resseca um pouco,tbm uso o cetaphil sabonete em barra vc ja usou ?aki aonde moro é muito quente estou no interior de sao paulo temperatura tdo dia 34 graus ufffa !!!Vc falou do Clean AC ,como aki é muito quente qual é a sua sugestao.Ja marquei dermato mas vai demorar muito.Se eu usar o SKAN tenho que parar com o azelan ? Aguardo sua resposta ansiosa amiga bjksss

        1. Oi Nilva!

          Não, não! O SCAN Creme é um hidratante.

          Ele é indicado para peles oleosas com tendência a Acne. É super fluído e não fica grudento como muitos hidratantes, sabe? A pele absorve rapidinho. Estou preparando um post sobre ele, mas tem informações dele aqui.

          O que acontece é que usando Azelan + Medicação Oral (ambos ressecam a pele), o SCAN não foi suficiente para impedir que minha pele descamasse, como mostrei no post sobre o Clean AC e, em contato com a pele irritada gerou ardência.

          O Clean AC é específico para peles sensibilizadas por tratamento contra a Acne. Ele também tem uma absorção excelente, mas a textura não fica tão “acabei de lavar o rosto” como o SKAN deixa.

          Minha pele não é super oleosa (somente na zona T), mas eu não uso Azelan todos os dias. Aplico somente a noite, dia sim, dia não. Nos dias que não uso Azelan, uso um desses dois hidratantes. Quando a pele está sensibilizada pelo uso do ácido (sinto que está começando a ficar áspera em alguns pontos) e apresenta sinais evidentes de ressecamento, uso o Clean AC. Caso contrário, prefiro a textura do SKAN. Mas, se eu fosse ter um só, considerando meu tratamento sem fim e o inverno que aqui chega a ter temperaturas negativas, ficaria com o Clean AC.

          O Cetaphil eu nunca usei. Mas a Sibele adora! Ela acabou de publicar um post sobre ele.

          Beijos,
          Dani

          1. Nilva disse:

            Oiiiiii…
            Dani ainda ñ passei no dermato,comprei um antissinais do boticario o nome é dermato nanoserum elixir vc conhece ?
            Bom o preço foi bem salgado 136 reais ,tenho bastante linha de expressao e resolvi testar.
            Ele hidrata bem é bem leve ,mas continuo com as malditas espinhas…tenho medo da pele ficar mais oleosa com o tempo.
            Quero continuar com o azelan tbm,essa é minha pergunta pra vc ,sera q tenho que intercalar entre uma semana e outra?
            Amiga ñ desista de mim viu kkkkk…adoro suas DICAS .
            Sera q eu uso o azelan de dia e o antissinais a noite

            BEIJOSSSSSSSSSSSSS!!!!

          2. Oi Nilva,

            Achei alto o investimento para um produto de pele do Boticário. Honestamente eu não confiaria, mas não conheço o produto. Acho que eles nem são tão tradicionais em produtos dermatológicos, mas sim em produtos estéticos. Ainda assim, comprei um batom e um corretivo no Boticário ano passado e me arrependi :(. Achei a qualidade questionável para o valor dos produtos.

            Eu uso um hidratante antisinais com proteção UVA/UVB da La Roche Posay, o Derm AOX, todas as manhãs. Não é que acontece a mágica de elas sumirem, nenhum produto vai conseguir fazer isso, a menos que sejam linhas bem leves. O que o Derm AOX faz é dar uma suavizada nas linhas e hidratar a pele. Ele é mais sequinho então não tenho problemas com oleosidade, só deixa a pele com um brilho natural de pele saudável. Uso todos os dias e Azelan a noite (dia sim – dia não). Se não me engano da ultima vez peguei uma promoção e paguei R$ 129,00.

            Interromper o uso do produto 1 semana não me parece muito eficaz, por isso o dermatologista é tão importante. Ele vai achar o produto mais adequado para o teu tipo de pele e que não vai ficar causando efeitos indesejáveis.

            Beijos.
            Dani

  5. Jacqueline disse:

    Bom depois de me dá super mal com o gel benzac e epiduo voltei na minha dermatologista e ela receitou o Azelan graças a Deus ñ tive alergia e já nos 1° dias já notei a diferença muito bom mesmo eu recomendo.

  6. THAISE disse:

    1ª vez no blog, amei….
    Bem eu estou usando o Azean por 15 dias, as mudanças são notáveis, todo mundo reparou e olha que são muitos anos de luta e ums lista infinda de rémedios, claro que como já foi falado é interessante ser indicado pelo médico.

  7. Nágila disse:

    Ei Dani! Comecei com Azelan gel, tem 3 dias, passo de noite e lavo pela manhã.. minha dermatologista não deu muitos detalhes.. apenas que pinicaria e seria uma reação normal.. e foi o que senti.. Mas pela manhã meu rosto tava tento a reação de rubefação principalmente nas maçãs do rosto , e acho que terei que suspender um pouco, e fico com receio de passar qualquer coisa em cima.. tanto o meu protetor solar como um hidratante, pq o vermelhidão fica mais forte e dá um leve ardor.. sendo que não posso sair de casa sem ao menos um protetor! o que fazer? =/ (sou muuuito branca, e eu estava usando para acnes que tenho de leve, e manchinhas de sol).. Isso me deixa super chatiada =/

    1. Guria, volta na dermato! E não desanima não viu? Essas coisas acontecem. Minha pele descamou e ardeu durante o tratamento por causa da combinação SABONETE + FRIO + AZELAN + MEDICAÇÃO. Minha dermato suspendeu todo o tratamento (até o sabonete) até melhorar e me deixou usando o Clean AC (post detalhado aqui) que é específico para peles sensibilizadas por tratamentos contra a acne. Passei alguns dias lavando o rosto só com água e usando esse hidratante. No fim das contas trocamos o sabonete por um mais suave e problema resolvido! Pude continuar usando o Azelan sem stress. Beijo e boa sorte!

  8. Ellen disse:

    Oi, Daniela.
    Encontrei o seu blog pelo facebook e estou gostando muito dele.
    Nunca usei ácido azelaico, mas utilizo a forma dele solúvel em água(azeloglicina). Ele tem eficácia semelhante a do acido azelaico, só que por causa da afinidade com a água tem leve ação hidratante. O venho utilizando e ele é excelente para secar espinhas. Tambémclaria muito as manchas de acne.

    Abraços

    1. Oi Ellen, obrigada! Que interessante. Nunca tinha ouvido falar de azeloglicina. Vou dar uma pesquisada. Obrigada por compartilhar! Beijos.

  9. Mila disse:

    Bom dia Dani!

    Eu tambem estou fazendoo o uso do AZELAN, nossa estou na primeira semana e estou sofrendo demais .. Arde, coça, pinica e ai ai ai fico desesperada que chego a chorar de tanta agunia … Mais está ficando TOOOOOP – show de bola :) Estou feliz demais o rosto esta ficando limpinho e novinho, rs

    1. Guria daqui a pouco você acostuma! A coceira no início era terrível… Só cuida pra não estar passando demais, não precisa. E se por caso não passar procure um médico, viu? Beijo!

  10. patricia disse:

    Boa tarde queridas
    tbm faço parte do grupo do ovario policistico a dermatologista receitou azelan dias alternados com outra pomada de manipulação q nao me recordo a composição e azitromicina comp e consulta com ginecologista com a indicação de tomar o diane35.
    porem a dermatologista receitou selene… ok tomei medicacao usei os produtos e achei o maximo a pele uma beleza porem meus seios cresceram muitooo…
    alterei para o elani ciclo…
    apos anos resolvi fazer uma reducao das mamas.. retirei 1kg no total e parei o anticoncepcional dai as espinhas voltam a aparecer pq a menstruação fica irregular…
    agora vivo este dilema: seiosxespinhasxhormonios
    :/ estou no 6 mes pos cirurgico e planejando uma consulta para saber qual o melhor anticoncepcional com menor danos q citei.
    entao melhora em algo mas causa efeito em outras.. bem complicado compartilhar beneficios.
    bjo queridas

  11. Luanna disse:

    Adorei este post. Acho que nossos hormônios são gêmeos, que sofrimento é este? rsrs
    Estou com 28 anos e na luta eterna.
    Mês passado tirei um cisto no ovario e a medica receitou tomar o gestinol 28 pra sempre.
    Mas ai a bomba estourou, meu rosto estava impecável, e estragou tudo com esse hormonio do gestinol, devo ter alguma alergia a progesterona, nao sei. Meu rosto pipocou de espinhas grandes e cravos, eu tive inicio de depressão, com certeza.rss

    Suspendi o gestinol,desesperada, a medica brigou comigo por suspender, mas cheia de espinhas que não ia da pra continuar. Só Deus sabe o anti que ela vai passar agora, eu gosto do diane 35, mas ele nao serve para uso continuo ne.

    O actine e o azelan estao me ajudando a controlar as benditas agora. Voltei a tomar óleo de prímula, ele é um suplemento natural e controla os niveis de hormônios também. Vale a pena pesquisar.

    Vou sempre acompanhar o blog e conto os proximos capitulos da minha novela contra acne.rs

    beijos.

    1. Daniela Araújo disse:

      Ah, essas coisas de hormônio são horríveis. A gente arruma de um lado e estraga de outro :S
      Tomei o gestinol 28 por alguns anos, mas foi depois que coloquei o Mirena que a acne pipocou de vez. Por enquanto a acne está sob controle, mas também já estou há uma vida em tratamento… e ainda tenho mais um ano de medicação pela frente!

      Obrigada pela dica do óleo! Vou dar uma pesquisada.

      Beijos,
      Dani